top of page

As minorias socias no BBB e a repercussão do racismo


A Televisão é um meio de formação de opinião muito potente. Quantas vezes uma moda nasce numa cidade ou país a partir da mídia? Quantas vezes um bordão dito por um ator ou atriz é usado pela população? A Televisão pode propagar normalizar ou combater o racismo. Tudo depende da forma que está sendo direcionada.

Ter uma minoria social no BBB é importante para que possamos quebrar tabus e escancarar que sim, o povo brasileiro é estruturalmente racista. Sejam em ditados antigos, brincadeiras de mal gosto, atitudes. Mas num programa que fica no ar 24h por dia, por mais que a mídia possa cortar cenas e publicar só o que convém, sempre temos olhos atentos que publicam na mídia para o conhecimento de todos.

Na África do Sul, por exemplo, desde quando terminou o Apartheid sempre há um negro e um branco na televisão, juntos. Com que intuito? Formar opinião das pessoas e mostrar de maneira visível que o negro e o branco podem conviver, podem ser apresentadores, atores, etc. Se isso não existir na televisão, como vamos combater o racismo? A Televisão brasileira falhou muito e continua falhando. Quem tem destaque em nossa TV não são negros, e até hoje nas novelas somos retratados como empregados, subalternos. Mesmo que digam "Ah, mas isso retrata a vida brasileira", não importa. Precisamos acabar com esse retrato da vida brasileira, mostrar que sim, há negros e negras no poder, e precisa existir muito mais. A população negra precisa ver que há a capacidade de chegar a qualquer cargo e profissão, que a "high society" não é exclusividade branca. Dessa forma, começamos a dar voz a ativistas do Movimento Negro, fazer entrevistas, ter programas, ensinar as pessoas a amar o outro, pois não é a cor da pele que determina a classe social.



- Este texto foi escrito juntamente com nosso amigo e conselheiro Okinga







Comments


Seminário e Seus Direitos.
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Grey Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page