top of page

Racismo no BBB: Normalização do Racismo ou falta de informação?

  • cedine
  • 16 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Numa conversa, uma "sister" estava comentando de um outro participante quando disse: "Ele fez aquele samba do crioulo doi..." e não concluiu a frase. Porém, ainda que a fala tenha não tenha sido completa, era descarado o discurso racista, que logo depois tentou se explicar: "Ai que feio, eu ia falar uma expressão muito velha, horrorosa. Meu Deus, eu quase falei uma expressão muito racista, você viu o que eu ia falar? [...] Quase falei, mas foi por força do hábito".


Numa outra conversa entre algumas "sisters", após fazerem um comentário sobre uma colega negra, duas delas saem do cômodo fazendo uma suposta imitação de macaco. A colega referida, que estava próxima e ouviu, fica em frente ao espelho e diz: "Ai Deus, me dá força".

Esse tipo de atitude gerou diversas opiniões: "Nos dias atuais ainda vemos esse tipo de comportamento em rede nacional... racismo é crime", disse um. "Por que ninguém está falando do racismo que a Natália está sofrendo dentro do BBB? Isso é inadmissível. Boninho quero atitude sua, isso é criminoso e nojento", escreveu outro.


Esse é o típico comportamento de pessoas de pele clara e uma classe social mais elevada.

As pessoas "brancas e privilegiadas" de fato não têm a dimensão sobre o que é o racismo. Elas vivem numa bolha social diferente da nossa, frequentando lugares que o negro quase não chega. Logo, essas pessoas têm um entendimento totalmente diferente do nosso, e quando o negro está na mídia em evidência, você mostra a realidade da maior parte da população brasileira, mostra que os comentários e brincadeiras são sim racistas, e esse é o primeiro passo para a transformação. Ao educar as pessoas dessa bolha social mostrando esses arquétipos racistas e ofensivos, você as transforma, pois a educação é uma arma para você poder ter mais uma voz, mas vindo de fora da nossa bolha.


Outra coisa também importante é demonstrar a história do negro no Brasil. Nosso país foi o que mais importou escravos, o último a libertá-los e também o país que impediu os ex-escravos de ascender aos lugares de poder. Quando os negros escravizados são libertos, eles simplesmente são marginalizados. Quando os brancos vieram pro Brasil fugindo da 2ª Guerra Mundial, receberam terras e auxílio do Governo. A única coisa que o negro recebeu foi um "programa de miscigenação" que na verdade era puramente racista.

A TV aceitou as piadas contra negros e minorias sociais, aceitou a não ter um negro como âncora de jornais, a não ter um negro apresentador, uma mulher negra como modelo, e tudo isso tornou a normalização do racismo uma coisa legítima. A normalização do racismo foi muito bem propagada nas TVs do Brasil, e ao invés disso poderia ser o maior meio de transformação da desigualdade racial.


*Esse texto foi escrito juntamente com nosso amigo e conselheiro Okinga - IG @anicet_okinga

 
 
 

Comentários


Seminário e Seus Direitos.
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Grey Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page