top of page

É com pesar que criamos uma nota de falecimento de nosso querido Januário Garcia.


É com muito pesar que nós do Conselho Estadual dos Direitos do Negro - CEDINE, informamos o falecimento de nosso querido companheiro JANUÁRIO GARCIA, que nos deixou no dia 30/06/2021, vítima de Covid-19. Foi um grade ativista do movimento Negro, lutando pelas causas de seu povo através da arte do seu trabalho. Além de contribuir positivamente na vida de muitos jovens Negros os colocando no mercado de trabalho da fotografia e com isso formando vários profissionais Negros no ramo da fotografia. Um grande exemplo de militante pela causa da nossa comunidade Negra e nos fará uma imensa falta aqui conosco.



Um pouco sobre Januário Garcia. Fonte: https://www.januariogarcia.com.br/


QUEM SOU

FOTÓGRAFO, NEGRO, BRASILEIRO A imagem sempre despertou em mim uma curiosidade que eu não sabia explicar a razão. Quando eu estava começando a aprender a ler, um exemplar da revista infantil que chamava Tico Tico, caiu em minhas mãos com seus personagens Reco Reco, Bolão e Azeitona. Nesse número, na secção ligue-ligue da revista, ensinava a fazer um projetor de imagens com uma pequena caixa de madeira no tamanho 20X15X15. Havia um cinema no bairro que passava filmes às quartas, sábados e domingos, nos dias posteriores de manhã bem cedo eu ia esperar o lixo do cinema para pegar tiras de filmes que jogavam fora, para projetar à noite na minha casa, em uma parede pintada de branco. Dessa maneira comecei a minha relação direta com a imagem, toda oportunidade que tinha, lia sobre fotografia e cinema. Nunca mais parei.


Comments


Seminário e Seus Direitos.
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Grey Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page